Isay Weinfeld, Isay Weinfeld, Monaco, 2013
A residência localiza-se em Angra dos Reis, e é da autoria do Atelier Jacobsen Arquitetura. Altimetricamente a residência estende-se em três níveis: a planta térrea, e dois pisos inferiores. Sob o ponto de vista da implantação a residência apresenta dois corpos separados: a Este, e em forma de L, um corpo destinado a serviços dos caseiros, garagem e uma sala insonorizada; a Oeste, o corpo principal, em forma rectangular, onde se encontram todos os restantes espaços Estes dois corpos ligam-se por uma pérgula coberta. Sob o ponto de vista estrutural, no corpo principal e para o nível Inferior 01, optaram-se generalizadamente por lajes de 20cm. Para isso recorreu-se generalizadamente a uma malha de eixos estruturais, separada a cada 5.0 metros.
Já no nível térreo as lajes apresentam espessuras de 25cm e de 35cm, esta última numa faixa de laje contígua com a piscina. Este aumento deve-se à necessidade de obter rigidez dada a existência de uma piscina em balanço ao nível deste piso.Para a cobertura, dados os vãos de 10 metros, propôs-se uma solução mista de aço e betão através de perfis HEB 180 afastados a 2.50m, apoiados em duas vigas metálicas principais HEB 260. Esta estrutura metálica, deverá ser ligada por meio de conectores, a uma laje de betão com 15cm de espessura.
Quanto aos elementos verticais…Paredes generalizadamente com 20cm de espessura; as enterradas com 25cm. Dada a existência de grandes quantidades de pedra no local, os muros de suporte forma executados neste material.
Os pilares metálicos do piso térreo, afastados também de 5.0metros, propuseram-se metálicos rectangulares com dimensões 219.1x9.5mm ou quadrados com 200x200x8mm.
No segundo corpo propôs-se uma solução idêntica ao piso térreo do corpo principal: paredes em contacto com o terreno com 25cm de espessura; cobertura mista aço/betão apoiada em pilares metálicos. Apesar da cobertura ser ajardinada, o vão entre apoios é ligeiramente inferior (8 metros) o que possibilita a mesma dimensão de perfis metálicos. Quanto às fundações, propôs-se uma solução generalizada de fundações do tipo direto: sapatas calculadas para um tensão admissível de 250KPa.